Cirurgia Catarata

O que é Catarata?
Sinônimos: Opacidade dos cristalinos

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Para pessoas que têm catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visãio desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.

Em um primeiro momento, iluminação mais forte e uso de óculos podem ajudar a lidar com a catarata. Mas se a visão prejudicada interfere com as atividades normais, é necessário fazer a cirurgia de catarata. Felizmente, a cirurgia de catarata costuma ser um procedimento seguro e eficaz.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata tende a crescer.  A catarata é também uma importante causa de baixa visão em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Catarata relacionada à idade

Também chamada de catarata senil, essa forma da doença ocorre por causa do envelhecimento. A catarata relacionada à idade é dividida em três tipos, dependendo de sua localização:

• Cataratas nucleares se formam no centro da lente, tornando o núcleo do olho turvo ou opaco. O centro do olho pode ficar com uma coloração amarela ou castanha.
  • Catarata cortical aparece na forma de cunha e em volta das extremidades do núcleo
  • Catarata subcapsular posterior se forma mais rapidamente do que os outros dois tipos, afeta a parte de trás da lente.

Tratamento de Catarata

Cirurgia de Catarata

A cirurgia é o único método eficaz para tratar a perda de visão causada pela catarata. A cirurgia de catarata é um procedimento comum que envolve a remoção da lente turva do olho. A lente pode ser substituída por uma lente artificial, chamada implante de lente intraocular (LIO). Por vezes, uma LIO não é usada, e óculos ou lentes de contato podem compensar.

Hoje não se espera mais a doença progredir para operar - com os primeiros sintomas e o diagnóstico precoce, o paciente já pode ser direcionado para a cirurgia. Isso é importante para evitar o avanço para complicações permanentes, além de manter a qualidade de vida do paciente.

No entanto, algumas pessoas com catarata se dão muito bem com a ajuda de óculos, lentes de contato e outros auxílios visuais, podendo optar por não fazer a cirurgia.

Por vezes, uma catarata precisa ser removida devido a outra doença dos olhos, tais como a retinopatia diabética ou DMRI. Em alguns casos, a catarata tem de ser removida para que o oftalmologista possa tratar uma doença que esteja afetando a retina.

As opções para o tratamento da catarata em crianças dependem de como a doença está interferindo com o desenvolvimento da visão normal. A necessidade da cirurgia para um adulto depende do grau de perda de visão e se ela afeta a qualidade de vida do paciente.

Quem Somos

Com elevados padrões éticos, científicos e tecnológicos, tanto nossa equipe quanto estrutura estão em constante aprimoramento para realizar os mais sofisticados procedimentos da oftalmologia clínica e cirúrgica, sempre com precisão e segurança.

Horário de Funcionamento

Segunda, Quinta e Sexta - 14h-18h
Terça, Quarta e Sábado - 9h-13h

Telefone: 32- 4141 2663